sábado, 15 de agosto de 2015

Campanha de vacinação contra Pólio começa hoje em Jardim de Piranhas



Neste sábado (15) o compromisso principal dos pais será de levar seu filho de seis meses a 5 anos para tomar a vacina  contra a poliomielite — a paralisia infantil. A campanha se estende até 31 de agosto e pretende imunizar em Jardim de Piranhas 95% das mais de 840 crianças enquadradas na faixa etária. As doses serão aplicadas em postos de vacinação fixos e móveis.
A administração do prefeito Elídio Queiroz tem se empenhado bastante para alcançar cada vez mais melhorias e avanços na Saúde. Em 2013 por exemplo, a Secretaria de Saúde protegeu 97,26% do público-alvo. No ano passado o alcance foi de 98% e este ano a meta deve ser mais uma vez superada. A vacina é a única forma de prevenção, já que não existe tratamento para a doença.
A secretária de Saúde do município Jeane Regis adianta que a  imunização é recomendada inclusive para crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite e diarreia. Crianças com febre acima de 38°C ou com hipersensibilidade a alguns dos componentes da fórmula devem consultar um médico para avaliar se a vacina é recomendada.
Durante a campanha também serão ofertadas outras vacinas do calendário básico de vacinação da criança: hepatites A e B, febre amarela, meningite, rotavírus, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e catapora), penta viral (difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite b) e BCG.
A Campanha Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal também vai avaliar o cartão de vacinação das crianças para que sejam atualizados conforme recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Secretaria Estadual da Saúde aconselha que os responsáveis não esqueçam de levá-lo junto para que profissionais de saúde possam alertar sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso.