domingo, 23 de novembro de 2014

ÔNIBUS MOVIDO A LIXO ORGÂNICO, ESGOTO E FEZES HUMANAS FAZ VIAGEM INAUGURAL NA INGLATERRA

O BioBus, primeiro ônibus movido a fezes humanas e lixo orgânico, fez sua viagem inaugural nesta quinta-feira (20), do aeroporto de Bristol até a cidade histórica de Bath, na Inglaterra.    O coletivo, com 40 lugares, tem motor movido a gás biometano, gerado na decomposição de fezes, esgoto e lixo orgânico.   Antes que possa ser usado para movimentar o ônibus, o gás recebe metano e tem o CO2 removido, o que o torna um combustível menos poluente do que o diesel e a gasolina.   Outras impurezas também são retiradas para que o gás fique sem odores.
O combustível é produzido pela empresa GENeco na estação de tratamento de águas residuais de Avonmouth, perto de Bristol, usando a digestão anaeróbia.
No processo, os microrganismos decompõem a matéria orgânica na ausência de oxigênio, o que gera o gás.
Só a GENeco produz 17 milhões de toneladas anuais de biometano em Avonmouth.
Já o motor do é semelhante aos motores diesel convencionais dos veículos pesados, mas emite cerca de 30% de dióxido de carbono a menos que os ônibus a diesel.
“Os veículos a gás vão ter um papel importante na melhoria da qualidade do ar das cidades britânicas, mas o Bio-Bus vai ainda mais longe”, disse à rede britânica BBC Mohammed Saddiq, o diretor-geral da GENeco,
A empresa que opera o ônibus estima que o veículo irá transportar cerca de 10 mil passageiros todos os meses, do aeroporto de Bristol até o centro da cidade de Bath.
Outras formas inusitadas de produção de biocombustíveis incluem penas de frango, borra de café, gordura de jacaré, tequila, chocolate, fraldas descartáveis, melancia e folhas de maconha.
As mais tradicionais contam com o etanol da cana de açúcar (tecnologia brasileira) e do milho norte-americano.
Veja aqui o vídeo sobre a viagem.
Por Antônio Martins Neto  Editor do Blog Mundo Possível
(INFORMAÇÕES: ECOD, BBC BRASIL E DN CIÊNCIAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!