sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Futuro Secretário de Educação do Estado do RN é potiguar, mas virá de Brasília


sec novoPessoas muito próximas do governador eleito Robinson Faria, afirmam o que não é mais segredo: o futuro Secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Norte será o professorFrancisco das Chagas Fernandes. Conta a favor do professor, o fato de ter livre trãnsito em Brasília, pois desde o primeiro governo do Presidente Lula, atua no Ministério da Educação. Deixou a Secretaria de Educação Básica (SEB) para assumir o cargo de secretário executivo adjunto do Ministério da Educação.
Formado em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o potiguar teve atuação destacada, nas discussões e encaminhamentos pela redefinição do financiamento da educação básica, com a substituição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O ensino fundamental de nove anos e a valorização dos profissionais da educação também tiveram relevância no seu período administrativo, em Brasília.
Antes de se transferir para Brasília, Chagas foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN), diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, professor da rede estadual do Rio Grande do Norte e ainda dirigiu o Fundef. Também foi membro do Conselho Nacional de Educação, ao mesmo tempo em que dirigiu a SEB.
A Educação é tida como uma pasta importante, com muitos recursos, mas também com numerosos problemas a serem resolvidos. É possível que o perfil do professor se encaixe bem para o tamanho da missão.
Como não se pode afirmar que Robinson Faria já o convidou, tampouco que ele aceitou, convém aguardar. O fato é que comenta-se que o professor tem as bênçãos do deputado Fernando Mineiro (PT), que integra a Comissão de Transição, justamente coletando dados da área de Educação.
Por Marcelo Abdon